Energia do bem: Em 2011 o uso de energia sustentável supera o de energia nuclear nos EUA


Um estudo feito este ano pela Energy Information Administration (EIA) dos Estados Unidos calculou oconsumo de energia no país, e chegou à conclusões muito surpreendentes. E para a felicidade geral, o resultado mostrou que, pela primeira vez na história, o consumo de energia renovável superou o consumo de energia nuclear no país.
E, com o aumento na produção e consumo de biocombustíveis e da produção de energia eólica, a tendência desse número é subir cada vez mais. Isso porque a EIA define como "fontes de energia" tudo aquilo que pode gerar a "força de trabalho", englobando desde os combustíveis fósseis (como petróleo e carvão) até as chamadas "fontes renováveis" (como energia solar ou de usinas hidrelétrica).
Em 2010 o consumo de energia "limpa" perdia em apenas 1% para o de energia nuclear. Segundo o site da EIA, 31% da energia renovável é gerada pelas usinas hidrelétricas.
Mas, os números podem não estrar mostrando o real perfil dos norte-americanos. Acontece que, em 2010, a mudança climática influenciou bastante na produção de energia nos EUA. Isso porque houve um recorde no número e intensidade das nevascas no país, e quando essa neve derreteu, as usinas hidrelétricas puderam aumentar a sua capacidade de produção.
Infelizmente, a principal fonte de energia dos norte-americanos ainda é o petróleo. Mas o que os pesquisadores projetam é um aumento cada vez maior dos atuais - e favoráveis - números. Afinal, se o clima continuar apresentando mudanças, a tendênciaé que o uso de energia renovável ultrapasse novamente a nuclear em 2012. O que podemos esperar é que a tendência se torne real, e que cada vez mais países adotem as fontes verdes para sua produção de energia. O mundo vai agradecer, e muito.

0 comentários:

Postar um comentário